sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Paris - Parte 7 - Sacre Coeur, Arco do Triunfo

No dia 1o. de janeiro, como acordamos mais tarde, programamos um dia curto.

Fomos depois do nosso café parisiense com cara de café de casa (suco, croissant, baguete, geleia, manteiga, café com leite e chocolate quente). Pegamos o metrô para a Sacre Coeur, a linda igreja de Montmartre que visitava pela 3a. vez...
Na saída do metrô, uma surpresa. Eu já sabia que era dia de escadarias e tinha avisado a turma, pra elas irem se preparando... mas quem disse que eu lembrava quantos degraus tinha isso, minha nossa senhora? Saímos numa escada em espiral e foi um tal de subir e subir e subir e subir... e subir. Cada volta que dávamos, achava que tínhamos chegado na rua. E nada.

Mas chegamos e vimos isso essa belezura aí... que alívio.
Ao menos por enquanto, pois mais escadas e mais subidas nos aguardavam. (Cá entre nós, devíamos ter prometido alguma coisa, pois o tanto de escada que subimos, dava pra pagar promessas por um bom tempo... e ainda ficar com crédito! Hahahaha...)



Um charme o metrô em estilo Art Nouveau!


Claro que depois de sair do metrô ainda tem que andar um bom pedaço pelo bairro.
Tudo muito bem sinalizado, diga-se de passagem. E se você ficar na dúvida, é só seguir a multidão (!!!). Não tem erro.

Nessa parte, bateu uma dúvida... será que a gente pegava o funicular?
Resolvemos arriscar e ir a pé mesmo... e torcendo pra Lud não se cansar muito.
Fomos devagar, vendo as casas, as lojinhas, as ruelas do bairro.
Chegamos na boa na praça aí, de onde se tem a vista da igreja e... de mais escadas.
Alguém falou em pagar promessa?
Enfim... dessa vez não fomos "atacados" por uns africanos que vendem pulseiras artesanais, torres e chaveiros. Subimos devagar pelas rampas laterais, às vezes pela escada central.
Chegamos ao topo, pegamos uma fila pra entrar na igreja, e como reza a lenda, agradeci pelas coisas todas e fiz meu pedido. Comentei isso com as meninas também. E emendei, dizendo que os meus pedidos tinham sido mais que atendidos!
Lá dentro, nos sentamos e ficamos admirando os vitrais, andamos pelos corredores, vendo as esculturas, parando em cada capelinha e altar, lendo/traduzindo pra Lud para que santo ela tinha sido feita, muitas coisas lindas.
Essa aí de baixo é de nada mais, nada menos, que Saint Michel - São Micael para nós. É a primeira estátua do lado direito da igreja, de frente pro altar. Que emocionante ver São Micael!
A Lud quis fazer uma doação - tem um lugarzinho pra colocar doações ao lado de cada um.

Depois que saímos de lá, paramos pra comer uns paninis na rua, enquanto olhávamos pra multidão andando. De lá, descemos de micro-ônibus e fomos de metrô pro Arco do Triunfo.
O legal é que logo que você sai do metrô, já dá de cara com esse monumento.
Tava um frio do caramba, o lugar é todo aberto...



Enfim. Foi um dia mais curto, mas nem por isso menos divertido.
Paris tem muita coisa pra gente olhar e visitar, faça chuva, neve ou faça sol.
Que eu rezava pra sair.

Nenhum comentário: